Canalizar água do mar para aumentar as chuvas em climas secos

Mais de 97% da água do planeta está nos oceanos, e existem praias onde venta forte o tempo todo, então temos água e energia de sobra. Mas como aproveitar essa água?

A idéia é fazer um duto para levar água do mar até regiões de clima seco (como sertões e desertos), com bombas movidas a energia eólica (do vento) para empurrar a água.

Desta forma se formaria um açude ou córrego, de onde a água iria evaporar e aumentar a quantidade de chuvas na região. Além de se infiltrar no solo e contribuir para a formação de lençóis freáticos, que abastecem os poços artesianos.

OBS.: Deve ser cavado o buraco para o açude, para que o sal fique depositado nele, e deve ser em lugar alto para que a água da região não acabe escorrendo até ele.



Atualização 2016 ----------------------------------------------------------

Refleti mais sobre essa idéia e achei uma forma de torná-la mais barata:
Em vez de bombear água por grandes distâncias para altitudes maiores, podemos imitar o ciclo natural da água, deixando com que o vapor suba naturalmente.

A água pode ser evaporada no nível do mar usando um forno solar, existem vários modelos disponíveis na internet, sendo o parabólico o mais eficiente.
O vapor seria conduzido para a região desejada através de um tubo transparente com fundo preto, o que produz efeito estufa no interior e mantém a temperatura mais elevada, evitando que a o vapor condense.
Como o vídro é um material relativamente caro, esse tubo poderia ser feito de garrafas pet, conectando o bico de uma garrafa ao fundo da outra. Desta forma também temos uma forma de reciclagem para as garrafas.

Esse modelo é mais barato e mais simples que o original, deste modo ele pode ser testado por qualquer pessoa, não precisando mais da intervenção de governos.
  • 94
  • 0
  • 0

Creado por

Gustavo456

Gustavo456

Comentarios

Para mantener la alta calidad de los contenidos, debes acceder para dejar un comentario
Las cookies nos permiten ofrecerte nuestros servicios y mejorar tu experiencia como usuario. Más información